top of page

História e origem do Piano

O piano é considerado um dos instrumentos mais clássicos do mundo ocidental, originado no século XVIII. Ele normalmente é composto por peças feitas em madeira cobertas por um material macio (usualmente feltro), ativadas através do teclado com teclas que tocam nas cordas esticadas, presas à estrutura do corpo do piano. O som é produzido pela vibração dessas cordas (são tocadas por martelos que se afastam logo depois de tocá-las) o que faz com que elas vibrem livremente criando as notas musicais como as ouvimos.

Quando pensamos no período da Renascença Italiana, diversos nomes vêm à mente (como Da Vinci, Galileu e Medici), porém poucos ouviram falar de Bartolomeo  Cristofori, o homem que inventou o piano como conhecemos hoje – no início, batizado de pianoforte. Bartolomeo nasceu em 1655 e fabricou por muitos anos os cravos, instrumentos muito parecidos com os pianos.

Depois de se aperfeiçoar na produção de cravos, Bartolomeo começou a experimentar algumas adaptações no instrumento precursor e quis criar um tipo de evolução para o cravo. O piano e o cravo diferem essencialmente no modo como produzem o som. 

Em 1783, o inglês John Brodwood acrescentou o pedal de surdina e o pedal direito. Em 1821, o francês Sébastien Erhard criou o mecanismo que permite o toque repetido das mesmas teclas – pequenas mudanças que fazem muita diferença. O formato dos pianos mudou bastante também, já que eles influenciavam no som produzido pelo instrumento (como o piano vertical e o piano de cauda). Hoje temos também o piano digital, versão modernizada do instrumento. 

OIP.jfif

Fig.1- Piano Acústico de Cauda

YA B3PE.jpg

Fig.2-Piano Acústico Vertical

f-20-cb_angle_main.jpg

Fig.3-Piano Elétrico(digital)

Quase todos os pianos modernos possuem 88 teclas, enquanto os antigos possuíam 84. As teclas brancas representam as notas naturais (dó, ré, mi, fá, sol, lá e si), enquanto as teclas pretas representam os acidentes, como os sustenidos e os bemóis. 

Curiosidades sobre o Piano:

 

  • Existem em média 7500 partes em cada piano; 

  • O piano é geralmente considerado um membro da família de percussão, porque só faz barulho quando um martelo atinge uma corda; 

  • O piano é realmente um instrumento relativamente novo pois, tem apenas 319 anos de idade; 

  • Há 230 cordas necessárias para um piano poder fazer soar um som completo; 

  • Um piano de cauda de concerto é 8 '11 " (272cm de largura) e pesa mais de 380 quilos, o que faz com que o som seja produzido com maior qualidade; 

  • Por tamanha importância, só nos Estados Unidos, existem mais de 10 milhões de pianos; 

  • Sendo uma das marcas mais conceituadas do setor atualmente, a nível mundial, a Yamaha Corporation foi a primeira a fabricar pianos no Japão. As suas atividades iniciaram-se em 1887; 

  • Os pianos acústicos precisam de ser afinados uma vez por ano. Quando o uso é diário, deve ser afinado a cada seis meses ou menos. 

Queres compreender e aprender melhor o piano?

Clica sobre os botões abaixo.

Clique no botão abaixo para aprenderes as notas do piano e ouvires o seu som. 

Seguidamente, tens dois vídeos com aulas para iniciantes no Piano.

giphy.gif

Deixo aqui uma música que me inspira:

seta-apontando.gif

Clica no botão(play) para ouvires uma melodia tocada com o Piano.

9ºA, Nº17

bottom of page